opinião claudemir pereira

O expansivo ministro e a sensata secretária

data-filename="retriever" style="width: 100%;">

data-filename="retriever" style="width: 50%;"> data-filename="retriever" style="width: 50%;">

O ministro da Cidadania, Osmar Terra (acima, à esq.), no início do mês passado, em passagem por Santa Maria, foi protagonista de improvisada entrevista coletiva. Nela, fez duas declarações que alegraram as autoridades municipais e com potencial para deixar felizes também os demais cidadãos.

Terra, em observação com pompa de definitiva, disse que os R$ 50 milhões anunciados pelo governo federal, via Ministério da Saúde, para "equipar" o Hospital Regional, estariam disponíveis em novembro. Mais: afirmou que "no início de 2020" abrem-se os primeiros leitos de internação. Só não disse quantos.

Passados alguns dias, no último 23 de outubro, a secretária gaúcha da Saúde, Arita Bergmann (acima, à dir.), também veio à boca do monte. Aqui, participou da assinatura da renovação do contrato do Estado com o Hospital Universitário. E, claro, também foi instada a falar sobre o Regional.

E o que disse Arita? Manifestou a esperança e a convicção de que os tais R$ 50 milhões chegam "logo", sem especificar data, embora mantendo um óbvio otimismo. E também definiu, como o Diário publicou, que ao contrário do que sugeria a prefeitura, a compra dos equipamentos se dará via licitação pública - e não diretamente, através do gestor do hospital, no caso, a Fundação Instituto de Cardiologia.

Moral da história? 
Há os expansivos (e o colunista até imaginou outro termo, "mais forte", mas este parece suficiente) e os sensatos (ou prudentes). Em Santa Maria, nessa questão do Hospital Regional, os dois lados são claramente notados nas manifestações das autoridades citadas. Ah, e há adeptos para ambos, na comuna. Inclusive do mesmo lado político, ainda que com percepções diferentes da realidade.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

40 milhões de motivos para o otimismo eleitoral dos tucanos Anterior

40 milhões de motivos para o otimismo eleitoral dos tucanos

O expansivo ministro e a sensata secretária Próximo

O expansivo ministro e a sensata secretária